quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

PENAMACOR:OPOSIÇÃO QUER SOLAR DE MARROCOS NA LISTA

Rádio Cova da Beira

Em Penamacor, a oposição deixou na última reunião pública a sugestão para que também o solar de Marrocos do concelho, situado na freguesia de Pedrógão de S. Pedro, faça parte da listagem de 30 edifícios que o governo decidiu integrar no programa Revive com o objectivo de reabilitar o património histórico convertendo-o em projectos turísticos.

Na lista consta a casa de Marrocos de Idanha a Velha “que também é propriedade do município e que a colocaram à disposição para que privados ali pudessem investir, já agora sugeria que adoptássemos a mesma solução para a nossa casa de Marrocos que também é propriedade do município e que também poderia ter o mesmo destino”, frisou Pedro Folgado.   
O presidente da câmara de Penamacor, António Beites, mostrou-se céptico em relação à recuperação do edifício, pelo estado de degradação e investimento necessário “eu também gostaria que fizesse parte daquele lote, mas o estado do imóvel não é propriamente idêntico ao estado dos imóveis que o governo colocou nessa bolsa, que neste momento ainda não tem resolução em relação a nenhum deles. O que nós estamos a tentar é encontrar um investidor que possa, agora com o Portugal 20.20, estar interessado na requalificação que é de vários milhões de euros”.
Pedro Folgado entende no entanto que integrar a listagem daria pelo menos mais visibilidade à questão “sabemos que entrar nesta bolsa não é uma solução per si, mas é uma forma de aumentar a visibilidade para o caso e para o imóvel, quanto ao estado de degradação, se vir na lista de imóveis que estão nesta bolsa há lá outros que têm mesmo só paredes, nem telhado, também não é por aí, fica a sugestão”.

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

TARDE DESPORTIVA 22 JANEIRO

Rádio Cova da Beira

Com a derrota do Sertanense, a questão do 2ª lugar do Campeonato de Portugal ficou em aberto para se decidir na última jornada. O Benfica e C.Branco venceu e entra na corrida, ainda que seja remota a possibilidade. Nesta penúltima jornada o Sernache empatou com o líder e o Oleiros aguentou-se em C.Branco até ao minuto 89. No distrital os clubes da frente venceram, não se tendo registado alterações.


SERTANENSE 1-3 OPERÁRIO
57' 1-0 Vítor Martelo
81' 1-1 Hugo Simões
83' 1-2 Hugo Ventosa
90+1 João Bruno 

O Sertanense não podia perder este encontro, por tudo o que o mesmo representava e,  por isso,  tudo fez para o conseguir, assumindo o jogo em todas as suas vertentes, criando situações para marcar mais que um golo, mas ... O futebol é fértil em reviravoltas que não se percebem muito bem como elas acontecem, mas foi o que aconteceu.  o Operário que não tinha feito nada que o justificasse, em dois minutos marcou dois golos, deu a volta ao resultado e ainda veio a aproveitar o balanceamento dos homens da Sertã para marcar um terceiro golo que, de todo não merecia.

Com esta derrota o Sertanense mantém a segunda posição mas fica com dois clubes a apenas um ponto e outros dois a dois pontos de distância. Na última jornada jogam em casa do líder, Fátima e a equipa de Gonçalo Monteiro tem que ser muito competente para segurar está posição que lhe dará passagem à fase de subida.

V. SERNACHE 2-2 FÁTIMA
38' 1-0 David Nunes g/p
43' 1-1 Mamadu
48' 2-1 João Henriques
90+3 2-2 Nuno Laranjeira g/p

O Vitória esteve muito bem neste jogo. Esteve por duas vezes em vantagem e os lideres da série só em período de descontos conseguiram chegar à igualdade. O somatório de pontos que conseguir nesta fase será muito importante para a fase seguinte, a fase de manutenção. No próximo domingo, para a última jornada, o Sernache vai jogar em Oleiros.

BENFICA C. BRANCO 1-0 OLEIROS
89' 1-0 Rúben Nogueira

O Benfica encarou este jogo com o Oleiros de uma forma muito displicente. Jogou lento e sem muitas iniciativas ofensivas, mais parecendo que depois dos últimos resultado a toalha foi atirada, deliberadamente, ao chão. O triunfo, que não deixa de ser merecido, só surgiu no último minuto do encontro e com ele o Benfica, ainda que de forma remota, volta a entrar nas contas do segundo lugar. Ficou a apenas dois pontos do Sertanense, mas tem o Operário e a U. Leiria à sua frente a um ponto do clube da Sertã. Teria que haver uma conjugação de resultados muito negativos por banda destes dois clubes. Tendo em consideração que o Operário joga em casa com o penúltimo, Carapinheirense e que o Leiria vai jogar com o último, a Naval, não será  crível que os encarnados tenham quaisquer hipóteses, até porque o seu jogo também não se reveste de facilidades, o Benfica joga nos Açores com o Sp. Ideal que tem o mesmo número de pontos e que também quererá aproveitar eventuais surpresas.



PROENÇA 4-0 BELMONTE
1' 1-0 Jacas
19' 2-0 Jacas
20' 3-0 Jacas
44' 4-0 Bruno g/p 

PEDRÓGÃO 0-5 ÁGUIAS MORADAL
6' 0-1 Vijai Ijair
31' 0-2 Vijai Ijair
62' 0-3 Fábio Mariano
79' 0-4 Diogo Pereira
90 0-5 Rui Reis

VILA VELHA DE RÓDÃO 1-2 IDANHENSE
55' 0-1 Soares
57' 0-2 Vasco André
77' 1-2 Francisco 

ALCAINS 2-1 C.AC.FUNDÃO
30' 1-0 Patriarca
33' 1-1 Amarelo g/p
46' 2-1 Yero 

ATALAIA DO CAMPO 4-4 A.D.ESTAÇÃO
3' 0-1 António Figueiredo
20' 0-2 Kissanga
29' 1-2 Velho
43' 1-3 João Rente g/p
49' 2-3 Gonçalo 
60' 3-3 Tinga
77' 3-4 Neves
90' 4-4 Velho

Na jornada deste fim de semana marcaram-se 23 golos, uma média superior a quatro golos por jogo. Como já era expectável os três clubes que seguem na dianteira da classificação venceram as suas partidas, mantendo a distancia que já se registava antes desta jornada. O líder Águias do Moradal foi o que esteve mais confortável. Venceu por 5-0 num jogo que também beneficiou do facto do seu adversário, Pedrógão, ter ficado reduzido a 10 unidades ainda antes dos 20 minutos(expulsão de Prata). O Alcains, apesar de dominar praticamente durante todo o jogo não conseguiu melhor que um resultado tangencial, com o CAF. Desperdiçou muito, inclusive uma grande penalidade, por Leo, mas mereceu indiscutivelmente a conquista dos três pontos. O Idanhense foi conquistar os três pontos no recinto do Vila Velha de Ródão, onde a tarefa dos adversários nunca é muito facilitada. O Proença goleou o Belmonte, num jogo que começou praticamente a vencer, visto que ainda não estava esgotado o primeiro minuto e já Jacas tinha marcado o primeiro, Jacas que fez mesmo um at-trick. O jogo com mais golos aconteceu em Atalaia do Campo, foram oito, quatro para cada clube. Um resultado que as duas equipas fizeram por merecer.

No próximo fim de semana regressa a Taça de Honra José Farromba, com os jogos:Belmonte-Idanhense, Pedrógão - CA Fundão e Atalaia do Campo - AD Estação na série A e Proença - Águias Moradal e IPCB - V.V.Ródão na série B. Nesta jornada folga o Alcains.


Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"

CHEGOU HÁ TRÊS ANOS E ESTÁ A AFIRMAR-SE

Rádio Cova da Beira

A tradição das "Varas do Fumeiro", em Aranhas (Penamacor), renova-se todos os anos, mas desde há três, com um projeto novo dinamizado pela junta de freguesia, que a festa atingiu uma nova dimensão. Este ano, a terceira edição, registou, uma vez mais, a visita de largas centenas de pessoas de vários pontos da região, do país mas também de diversas localidades espanholas.

Para o presidente da câmara municipal de Penamacor, António Beites, o futuro do certame depende do empenhamento e dinâmica dos empresários. Um evento que está em fase de afirmação, defende o presidente da assembleia municipal de Penamacor, Anselmo Cunha. Para o presidente a junta, a terceira edição foi mais uma aposta ganha de um caminho que "vamos continuar a percorrer".

Residentes e visitantes não poupam elogios ao evento "Ainda Agora Aqui Cheguei", organizado em parceria pela junta de freguesia e pelo rancho folclórico de Aranhas, com o apoio da câmara de Penamacor e pretende colocar em evidência as potencialidades da aldeia numa área da gastronomia, os enchidos, onde já obteve vários prémios a nível nacional.

Para o ano há mais.

Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

PARTICIPAÇÃO DA CMP NA CONSTRUÇÃO DO HOTEL CONTINUA POR ESCLARECER

Rádio Cova da Beira

Ao fim de três anos de mandato, as sociedades Malcatur e Grupo de Desenvolvimento Termas de Portugal (GDTP) ainda não reconheceram o montante investido pela câmara municipal de Penamacor (CMP) na construção do hotel da vila, apesar do levantamento estar feito e documentado, garantiu na última reunião do executivo António Beites.

“Estamos a falar de investimentos suportados pela autarquia aquando da construção do hotel e o que nós pretendemos é que esse investimento seja reflectido nas contas de ambas as sociedades e que a quota do município seja elevada em função disso”. Tenho os documentos dos procedimentos contratuais pelo que há conhecimento da realização desses investimentos”. O autarca não quer, para já, avançar com os números em causa mas garante que o investimento é superior a meio milhão de euros. 
O presidente da CMP quer ver resolvido o problema até final do mandato e não afasta a possibilidade de se socorrer da via judicial, uma vez que o parceiro privado não reconheceu, até à data, os montantes em causa,  “como não houve questões documentais escritas vinculativas estamos a aguardar que reconheçam esses investimentos, esperemos que o assunto possa ser resolvido pelos dois sócios, que é o município e a sociedade, sem que haja recurso aos meios jurídicos, se não houver esse entendimento, em última instância teremos que o fazer porque temos que salvaguardar a posição da autarquia”.
A questão foi levantada pela bancada da oposição a propósito do relatório do Revisor Oficial de Contas que, à semelhança do ano passado, volta a frisar a ausência de demonstração de resultados das empresas (Malcatur e Grupo de Desenvolvimento das Termas de Portugal) participadas da câmara de Penamacor. Uma “alhada” frisou Pedro Folgado que coloca a autarquia numa camisa de varas “se por um lado não fizermos reflectir o investimento na participação do município estamos a ser prejudicados no poder de decisão dentro dessas participadas, por outro lado, se o fizermos, vamos estar a assumir, provavelmente, dívidas dessas participadas a ser reflectidas nas contas do município e portanto lá se vai por água abaixo boa parte do esforço que fizemos nos últimos anos e que já foi aqui assumido na redução da dívida do município”.
Segundo António Beites o nível de endividamento das duas sociedades é “bastante elevado”, e como a câmara nunca acompanhou o aumento de capital, neste momento a sua participação, que era inicialmente de 49%, resume-se a “15% num caso e 24% noutro”. Ver reflectido o investimento municipal no capital social das empresas aumenta as quotas, que o município quer alienar, mas também aumenta a responsabilidade sobre as dívidas, frisou a oposição.

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

ARANHAS PROMOVE FUMEIRO

Rádio Cova da Beira

Foi há dois anos que a junta de freguesia de Aranhas (Penamacor) decidiu organizar o "Ainda Agora Aqui Cheguei" com o objectivo de promover os produtos . Assente em tradições seculares da aldeia, a população da localidade aderiu ao evento e abriu ao público das suas casas, lojas e garagens "mostrando os saberes e sabores" através dos produtos expostos.

De acordo com a autarquia de Aranhas, com o tradicional desfile das varas, que se realiza este sábado, pelas 15:00H, rapidamente o fumeiro de Aranhas destacou-se de todos os outros que pretendiam promover

"O fumeiro de Aranhas passou a merecer a nossa melhor atenção e a organização do evento tinha aqui um trabalho árdua pela frente. A junta de freguesia passou a ajudar e a incentivar os produtores locais a organizarem as suas vendas, procurámos e incentivámos o aparecimento de novos empresários a lançarem-se na produção e comercialização do fumeiros de Aranhas, criámos um regulamento para o evento, definindo o perímetro das feira, os produtos autorizados e o tipo de restauração presente", refere o presidente da junta de freguesia.

António Geraldes refere que ao longo dos dois últimos anos, a autarquia procedeu ao registo de todo o processo do Fumeiro de Aranhas desde a alimentação dos animais, passando pelos ingredientes presentes no enchido, a maneira como se cortam as carnes, como se preparam e se separam e até como seca o fumeiro

"Fez-se uma prova cega de vários enchidos particulares da aldeia orientada por três técnicas de Vila Real e pelo veterinário Luís Figueira e onde foi possível identificar e diferenciar os sabores e a qualidade da carne assim como o processo de toda a fumagem", explica o autarca.

Depois do trabalho concluído foram conhecidas as características específicas do fumeiro da freguesia estando a ser criada uma comissão de acompanhamento de todo o processo do fumeiro da localidade composta por três técnicos especializados em veterinária e pecuária, em representação da câmara municipal de Penamacor e da freguesia de Aranhas, e foi convidado um representante da Escola Superior Agrária de Castelo Branco (IPCB) para ajudar no processo

"Na terceira edição do evento (20,21 e 22 de Janeiro de 2017), ficamos felizes por dois empresários do concelho de Penamacor estarem interessados em produzir e comercializar o enchido do fumeiro de Aranhas. Os seus fumeiros já vão estar presentes na edição de 2017" anunciou António Geraldes.

Ainda de acordo com o presidente da junta de Aranhas, outros empresários já mostraram interesse em participar no certame. António Geraldes convida todos a visitarem a freguesia e conhecer o evento "Ainda Agora Aqui Cheguei" onde está prometida muita animação.
A inauguração da edição deste ano está prevista para as 17:30H desta sexta-feira. Depois de jantar, pelas 21:00H, está agendado um concerto musical transfronteiriço. 

Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

PENAMACOR DUPLICA EXPORTAÇÕES

Rádio Cova da Beira

Penamacor foi o concelho da região que mais cresceu em exportações de 2013 para 2015. O crescimento de 69% foi saudado pela maioria e oposição na última reunião pública do executivo.

António Beites diz que os sectores agro-alimentar e têxtil foram os que mais contribuíram para o aumento de um milhão 388 mil euros em 2013, para um dois milhões 348 mil em 2015. O presidente da câmara de Penamacor mostrou-se orgulhoso dos empresários do concelho “estou bastante satisfeito com os meus empresários, até porque parte deles estão com processos de investimento em curso que irão brevemente criar bastantes postos de trabalho em Penamacor”.
Também a bancada da coligação Juntos por Penamacor, na voz de Pedro Folgado, saudou o esforço dos empresários do concelho por este crescimento “de facto ter um crescimento das exportações acima dos 60% são boas notícias e é obra a ser reconhecida aos nossos empresários, mas uma das nossas fragilidades, nos últimos anos, é que este valor, nominalmente, sempre foi muito baixo. Os empresários fazem o que podem, e já fazem muito tendo em conta as condições, mas isto vai ao encontro de uma das nossas propostas de criar um gabinete de apoio ao investidor”.

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

TARDE DESPORTIVA 15 JANEIRO

Rádio Cova da Beira

Benfica e castelo Branco cada vez mais longe dos objectivos. Sertanense, que venceu o derby, fica mais próximo de seguir para a fase de subida. No distrital o Águias do Moradal ficou mais primeiro depois da sua própria vitória e do empate registado entre os dois clubes perseguidores.


SERTANENSE 2-0 V. SERNACHE
60' 1-0 Pedro Machado 
80' 2-0 Mauro Santos g/p 
O Sertanense está com um pé na fase de subida do campeonato de Portugal. A vitória no derby e a conjugação de resultados dos outros jogos permitem-lhe gerir os quatro pontos que tem de vantagem nos dois jogos que restam, com Operário, em casa e em Fátima na última jornada. 
O Vitória tem que começar a prepara a segunda fase, de manutenção, porque esta primeira não lhe esta a correr nada bem. Sendo, como se sabe, o objectivo principal a manutenção é necessário estabilizar a equipa para essa derradeira prova. 
Restam ao Vitória os jogos com o Fátima em casa e a deslocação a Oleiros na última jornada.

FÁTIMA 1-0 BENFICA C. BRANCO
8' 1-0 André Sousa na conversão de um livre directo. 
A derrota em Fátima pode ter deitado tudo a perder, se bem que, não foi nos jogos fora que o Benfica desperdiçou a oportunidade de estar entre os dois melhores, foi nos jogos que perdeu no Vale do Romeiro, com o Operário, U.Leiria e Sertanense, que isso aconteceu. Os encarnados só se podem queixar de si próprio. A série era, à partida, muito equilibrada, como se tem verificado, com muitos clubes a traçarem como objectivo a fase de subida, logo, o Benfica e Castelo Branco tinha que se ter preparado para esta situação.
Não estando fora, matematicamente, a possibilidade de chegar ao segundo lugar é remota. Nos jogos que restam ( Oleiros em casa e Sp. Ideal nos Açores) os encarnados podem fazer os seis ponto, só que já têm cinco de atraso para o Sertanense, o segundo da série.

OLEIROS 0-4 U. LEIRIA
5' 0-1 Kaká
21' 0-2 Anilton
35' 0-3 Amessan 
42' 0-4 Jorginho 
A primeira parte não correu nada bem aos homens de Oleiros. Sofrer quatro golos deita por terra qualquer estratégia. 


BELMONTE 2-1 PEDRÓGÃO
3' 0-1 Prata
70' 1-1 Fábio 
80' Flávio 

ÁGUIAS MORADAL 4-1 V. V. RÓDÃO
14' 1-0 Fábio Mariano
45+1 1-1 João 
50' 2-1 Ricardo Pires g/p - V.V.Ródão ficou reduzido a 10 na sequência do lance de penalti, expulsão (duplo amarelo) João.
58' 3-1 Ijair 
84'  4-1 Ijair

IDANHENSE 1-1 ALCAINS
6' 1-0 Vasco André g/p
61' 1-1 Fábio Sousa 

C.AC.FUNDÃO 1-1 ATALAIA DO CAMPO
14' 0- Velho g/p
90+1 Pina 

ONTEM:
IPCB 1-0 PROENÇA
55' 1-0 ????

A equipa do Águias do Moradal está bem lançada para poder regressar ao Campeonato de Portugal. Passou a dispor de sete pontos de vantagem para o Alcains, que segue na segunda posição e tem nove sobre o terceiro, Idanhense. É uma margem confortável, que lhes vai permitir gerir como muito bem entenderem. Na jornada deste domingo a equipa do Estreito venceu, como era expectável que acontecesse e veio a beneficiar do empate registado na partida que opôs o terceiro ao segundo. Idanhense, que tem vindo a fazer um campeonato equilibrado impôs um empate ao candidato Alcains. As duas equipas saíram penalizadas deste desfecho. Nos restantes jogos, o IPCB está a surpreender, venceu o Proença e subiu ao 4º posto. O Belmonte venceu com justiça o Pedrógão e no derby do concelho do Fundão houve divisão de pontos.
Na próxima jornada vão disputar-se os seguintes encontros: Proença - Belmonte, Pedrógão - Águias Moradal, V.V.Ródão - Idanhense, Alcains - C.Ac.Fundão e Atalaia do Campo - A.D.Estação.

FUTEBOL DE FORMAÇÃO 
Nos campeonatos nacionais, em Iniciados o fim de semana não foi nada positivo para os três clubes do distrito. Perderam todas. O Académico do Fundão perdeu em casa com o Viseu e Benfica, por 4-0, o Desportivo de Castelo Branco foi perder a casa do Fátima e o Benfica e C. Branco também perdeu em casa com com o Torreense, por 3-0. Nos juvenis o Desportivo foi derrotado na Marinha Grande, pelo Marinhense, por 4-0 e no campeonato da 2ª divisão em júniores o Benfica e C.Branco não foi além de um empate caseiro, a dois golos, com o Beira Mar.

FUTSAL
Nos campeonatos de juvenis e juniores os dois clubes do distrito perderam, O Grupo Desportivo da Mata foi goleado em casa do Sporting, por 19-0, para o nacional de juvenis e a Desportiva do Fundão, perdeu em casa com o Benfica, por 3-7, para o nacional de juniores.  Os dois conjuntos estão a terminar a primeira fase da prova e necessitam somar o maior número de pontos para poderem encarar a fase de manutenção com alguma tranquilidade. O GD Mata joga para a penúltima jornada em casa com a Escola D.João I e os fundanense vão jogar, na derradeira jornada, em casa da Burinhosa.
Na segunda divisão, em seniores, o destaque desta semana vai para a vitória do Cariense sobre o Lamas Futsal, impondo a primeira derrota à equipa de Lamas. Edgar Sanchez, Gonçalo, Shina e Tico apontaram os golos do Cariense. Com este triunfo a formação de Caria manteve o 4º posto da geral mas ganhou distância aos adversário que o perseguem. Pela negativa continuam as carreiras do Ladoeiro e Boa Esperança.A equipa do concelho de Idanha sofreu mais uma derrota caseira, por 5-2 com o Casal Velho e a equipa de Castelo Branco não conseguiu melhor que um empate a dois golos com a Mata. O Ladoeiro está no último posto, com apenas sete pontos e a Boa Esperança ocupa a modesta 8ª posição com 15 pontos. Na próxima jornada o Cariense vai visitar o líder da série C, Viseu 200, o Ladoeiro desloca-se a casa do Olho Marinho e a Boa Esperança vai jogar em casa do líder da série D, Casal Velho.


Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

À segunda tentativa, o orçamento de Penamacor foi aprovado

Mesmo sem alterações, o orçamento municipal de Penamacor já foi aprovado na Assembleia. Voltaram a ouvir-se críticas, mas maioria deu aval.

APROVADO, pronto a ser executado e sem qualquer alteração relativamente à proposta inicial. Pouco mais de uma semana bastou para que o orçamento apresentado pela Câmara Municipal de Penamacor para este ano fosse aprovado pela Assembleia Municipal, que reuniu em sessão extraordinária na segunda-feira. Ao contrário do que se verificou a 30 de dezembro, desta vez não foi apresentado qualquer requerimento a solicitar escrutínio secreto. É certo que, antes disso, as críticas voltaram a ouvir-se, mas não impediram que a maioria dos eleitos aprovasse o documento. Na votação, feita sob o habitual método de braço no ar, contaram-se, então, dois votos contra (José Aníbal Birra e Nuno Lucas, ambos do PS), sete abstenções e 14 votos a favor, entre os quais vários da oposição.
No momento de voltar a apresentar o documento, o presidente da Câmara, António Luís Beites (PS), adiantou que submetia a proposta sem qualquer alteração por considerar que as obras previstas são “necessárias”, de “grande abrangência” e “estruturantes” para o desenvolvimento do concelho.
Em resposta a críticas anteriores de que o investimento previsto estaria apenas concentrado na sede de concelho, António Luís Beites começou por explicar a importância de cada uma dessas obras e lembrou que há projetos já em curso e outros com candidaturas aprovadas, tendo ainda assumido que a centralidade da vila deve ser reforçada.
Por outro lado, também garantiu que está previsto investimento para as freguesias, tendo enumerado as obras e investimentos a realizar em cada uma das localidades, não deixando ainda de lembrar, em alguns casos, o investimento que ali tem vindo a ser feito.
A questão da dívida foi também abordada, com António Luís Beites a garantir que a 31 de dezembro a mesma era de 4,9 milhões de euros, o que representa uma redução superior a 50 por cento desde o início do mandato.
Ainda assim, a proposta e a atitude do autarca não deixaram de ser criticadas por alguns dos presidentes de junta eleitos pelo mesmo partido, como foi o caso de José Aníbal Birra, presidente da União de Freguesias de Aldeia do Bispo, Águas e Aldeia de João Pires, que começou por alertar que caso fosse alvo de alguma ofensa ou tentativa de agressão faria queixa às autoridades.
José Aníbal Birra considerou que a proposta de orçamento é desequilibrada na distribuição das verbas e lembrou que Câmara não pertence ao presidente do Município, a quem voltou a acusar de falta de diálogo e de recusar ouvir as juntas.
Uma opinião que foi partilhada pelo presidente da Junta de Freguesia de Vale da Senhora da Póvoa, António Bogas, que afirmou que a “ligação estreita” prevista com o município tem sido difícil, mas que está agora a entrar “no bom caminho”.
Um caminho que o presidente da Junta de Freguesia das Aranhas, António Geraldes, também espera que seja seguido com a concretização não apenas das duas obras apontadas pelo presidente da Câmara para a sua freguesia, mas das quatro com as quais se terá comprometido, depois de António Geraldes ter pedido “pelo menos umas oito”.


Penamacor: Orçamento aprovado à segunda tentativa

A assembleia apreciou o orçamento pela segunda vez. Foto José Furtado/ Reconquista

O orçamento chumbado a 30 de dezembro não teve alterações desde o chumbo mas o desfecho foi diferente, embora continuem as críticas de algumas freguesias.


O Orçamento e as Grandes Opções do Plano da Câmara Municipal de Penamacor para 2017 foram aprovados na noite de segunda-feira, numa reunião extraordinária da Assembleia Municipal de Penamacor.
As propostas regressaram à assembleia depois de a mesma  as ter chumbado na reunião de 30 de dezembro, numa votação por voto secreto solicitada por cinco presidentes de junta e união de freguesias eleitos nas lista do PS, o mesmo partido do presidente da câmara municipal.
Na altura apenas o presidente da União de Freguesias de Aldeia do Bispo, Águas e Aldeia de João Pires, José Aníbal Birra, manifestou de viva voz a discordância com a política do executivo de António Luís Beites, que acusou de ignorar as freguesias no orçamento.
O orçamento chumbado a 30 de dezembro não teve alterações desde o chumbo mas o desfecho foi diferente, tendo sido aprovado com 14 votos a favor, sete abstenções nas bancadas do PS e da coligação liderada pelo PSD e dois votos contra na bancada do PS, incluindo José Aníbal Birra.
Desta vez a votação foi de braço no ar, como é habitual.
Alguns presidentes de junta mantiveram as críticas de falta de investimento nas aldeias, que o presidente do município rebateu explicando o investimento em cada uma delas.
O orçamento para 2017 ronda os 12 milhões de euros e tinha como principais obras a requalificação da zona histórica, a ampliação da zona industrial, a recuperação do teatro clube e a requalificação do centro de saúde, projetos em andamento ou a concretizar na sede de concelho.

Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

ANTÓNIO BEITES RECANDIDATA-SE

Rádio Cova da Beira

António Beites anuncia disponibilidade para se recandidatar à presidência da câmara de Penamacor. No final da última assembleia municipal, o autarca anunciou a convocação para breve da comissão política do PS, a que preside, para analisar o tema Autárquicas 2017.
O autarca garante que a actual equipa socialista está pronta para se apresentar uma vez mais aos penamacorenses “em conversações com o meu executivo, estou completamente disponível, assim as condições se reúnam, para me apresentar novamente ao eleitorado em Outubro, e posso garantir que irei brevemente convocar a comissão política para abordar este tema”, o autarca acrescenta que “a equipa que me acompanha está disponível para esse compromisso e eu creio que as obras estruturantes que temos para 2017/2018 são fundamentais para que possamos olhar com outro optimismo para o futuro de Penamacor”.
O presidente da câmara de Penamacor admite que só uma anormalidade política impedirá os actuais autarcas de avançarem na corrida eleitoral “seguindo as orientações do PS nacional, estou disponível para abarcar um novo projecto esperando que esse percurso de deliberações dos diversos órgãos, decorra com toda a naturalidade”, em relação a outros candidatos do PS “não tomarei posições públicas sobre candidatos que possam estar em listas do PS sem que exista oficialmente a recandidatura”.
Para já António Beites diz que é prematuro falar em candidaturas nas freguesias e assembleia municipal “é um assunto que só será decidido depois da reunião da comissão política do PS”.

Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

DEPOIS DO CHUMBO, AMP APROVA PLANO E ORÇAMENTO

Rádio Cova da Beira

A Assembleia Municipal de Penamacor (AMP) deu luz verde ao plano e orçamento apresentado pelo executivo para 2017. Depois do chumbo, a 30 de Dezembro, ontem tudo podia acontecer.

A Assembleia Municipal de Penamacor fez um minuto de silêncio em homenagem a Mário Soares.


Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Penamacor: Orçamento municipal volta a votação depois de primeiro chumbo

Cinco presidentes de junta eleitos pelo PS pediram o voto secreto e o orçamento acabou recusado. Nova votação é esta segunda-feira.


José Aníbal Birra (a votar) liderou a contestação ao executivo de António Luís Beites. Foto José Furtado/ Reconquista



Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

ARANHAS PROMOVE "AINDA AGORA AQUI CHEGUEI" 2016

Rádio Cova da Beira

Chegou em 2015 para promover os produtos da freguesia de Aranhas (Penamacor). Assente em tradições seculares da aldeia, a população da localidade aderiu com a abertura ao público das suas casas, lojas e garagens "mostrando os saberes e sabores" através dos produtos expostos.

De acordo com a autarquia de Aranhas, com o tradicional desfile das varas rapidamente o fumeiro de Aranhas destacou-se de todos os outros que pretendiam promover

"O fumeiro de Aranhas passou a merecer a nossa melhor atenção e a organização do evento tinha aqui um trabalho árdua pela frente. A junta de freguesia passou a ajudar e a incentivar os produtores locais a organizarem as suas vendas, procurámos e incentivámos o aparecimento de novos empresários a lançarem-se na produção e comercialização do fumeiros de Aranhas, criámos um regulamento para o evento, definindo o perímetro das feira, os produtos autorizados e o tipo de restauração presente", refere o presidente da junta de freguesia.

António Geraldes, que falava no período antes da ordem do dia da última sessão da Assembleia Municipal de Penamacor, deu conta que ao longo dos dois últimos anos, a autarquia procedeu ao registo de todo o processo do Fumeiro de Aranhas desde a alimentação dos animais, passando pelos ingredientes presentes no enchido, a maneira como se cortam as carnes, como se preparam e se separam e até como seca o fumeiro

"Fez-se uma prova cega de vários enchidos particulares da aldeia orientada por três técnicas de Vila Real e pelo veterinário Luís Figueira e onde foi possível identificar e diferenciar os sabores e a qualidade da carne assim como o processo de toda a fumagem", explica o autarca.

Depois do trabalho concluído foram conhecidas as características específicas do fumeiro da freguesia estando a ser criada uma comissão de acompanhamento de todo o processo do fumeiro da localidade composta por três técnicos especializados em veterinária e pecuária, em representação da câmara municipal de Penamacor e da freguesia de Aranhas, e foi convidado um representante da Escola Superior Agrária de Castelo Branco (IPCB) para ajudar no processo

"Na terceira edição do evento (20,21 e 22 de Janeiro de 2017), ficamos felizes por dois empresários do concelho de Penamacor estarem interessados em produzir e comercializar o enchido do fumeiro de Aranhas. Os seus fumeiros já vão estar presentes na edição de 2017" anunciou António Geraldes.

Ainda de acordo com o presidente da junta de Aranhas, outros empresários já mostraram interesse em participar no certame. António Geraldes aproveitopu para convidar  todos a visitarem a freguesia e conhecer o evento "Ainda Agora Aqui Cheguei" onde está prometida muita animação.


Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

PENAMACOR: SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DA AM JÁ TEM DATA MARCADA

Rádio Cova da Beira

Está agendada para segunda-feira, nove de Janeiro, às 20:30H, a sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Penamacor para novamente analisar os dois pontos chumbados na última sessão do órgão: Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2017 e a Autorização Prévia para Assunção de Compromissos Plurianuais.

Foram os dois temas que, por voto secreto solicitado por seis presidentes de junta de freguesia, a Assembleia Municipal reprovou no passado dia 30 de Dezembro 2016. Alegando que a câmara municipal tem esquecido as freguesias, em termos de investimentos, os autarcas solicitaram à mesa da AM a votação secreta dos dois pontos referidos. Por nove votos favor, sete contra e três abstenções, o orçamento e as grandes opções do plano não foram aprovadas.
Apesar do final da sessão não ter prestado declarações, o presidente da câmara municipal referiu que os mesmos documentos seriam remetidos novamente à Assembleia Municipal sem qualquer alteração. É isso que segunda-feira acontece dado que na reunião extraordinária da câmara municipal, que decorreu esta quarta-feira, o assunto foi analisado e o executivo não fez qualquer alteração aos documentos. Resta esperar pela votação da próxima segunda-feira e saber se todos os presidentes de junta mantêm o sentido de voto.

No encontro do passado mês de Dezembro, apenas o presidente da junta de freguesia da União de Freguesias de Aldeia de João Pires, Águas e Aldeia do Bispo, mostrou o descontentamento com a postura do presidente da câmara. Entre outras críticas, José Aníbal Birra apontou o dedo à edilidade pela falta de apoio ao sector social do concelho

" O apoio que a câmara deu na área social foi a uma instituição privada. Um subsídio de 150 mil euros a uma empresa que tem um trabalhador. A situação fica cara ao município".

Lamentando o desconhecimento do processo do autarca da União de Freguesias, o presidente câmara assegura que a realidade da residencial Póvoasol é outra "estão 20 camas disponíveis, criou vários postos de trabalho e muito em breve a IPSS, e não uma instituição privada, irá inaugurar a estrutura com a presença de um membro do Governo. A câmara apoiou uma estrutura que estava bloqueada criou duas dezenas de camas e vai criar mais 20 no próximo ano, assim como postos de trabalho. Estamos cá para apoiar todas as instituições de solidariedade social dentro do que são as transferências de despesas de capital".

Prometendo que não se cala até ao fim do mandato, José Aníbal Birra voltou a garantir "que quando escorreitamente esse apoio foi dado a instituição nem um funcionário tinha. Houve um utente que foi para lá mas a família teve que o tirar de lá por falta de apoio e voltou para o lar D. Bárbara. O Senhor Presidente tem que saber ouvir", disse o autarca da União de Freguesias.

O município de Penamacor encontrou o imóvel da IPSS Póvoasol, com órgão autónomos, ainda em construção onde estavam investidos cerca de um milhão de euros de fundos próprios, sem um único apoio público

"Numa das reuniões que a câmara manteve com os promotores da residência, à autarquia foi dado a conhecer que eram necessários 500 mil euros para concluir a primeira fase, que são 20 camas que hoje estão a funcionar. Dentro dos fundos disponíveis da IPSS, do crédito possível que banca lhes dava, o município assumiu um compromisso de, após o início das obras, no final de seis meses transferir a verba de 150 mil euros para viabilizar o investimento de capital. A IPSS está a funcionar, credenciada e com acordos com a Segurança Social. No início de 2017 serão concluídas as obras para mais 20 camas", explicou António Beites na sequência de um pedido de esclarecimento feito por Manuel Robalo, da bancada "Juntos Por Penamacor". 

Sobre o assunto, o presidente da câmara deixou ainda um aviso ao autarca da União de Freguesias "não lhe admito que venha para aqui colocar no ar a ideia de que a câmara deu apoios a uma entidade privada, Que fique claro!", disse o edil.


Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

DECISÃO INÉDITA EM PENAMACOR: ASSEMBLEIA MUNICIPAL CHUMBA PLANO E ORÇAMENTO

Rádio Cova da Beira

Na história da democracia em Penamacor nunca a assembleia municipal chumbou o plano de atividades e orçamento apresentado pela câmara. Aconteceu no penúltimo dia de 2016 no decorrer da última sessão do órgão.

À semelhança das últimas duas sessões, esta também ficou marcada pela troca de criticas entre o presidente da câmara municipal de Penamacor, António Beites, e o presidente da junta da União de Freguesias de Aldeia do Bispo, Águas e Aldeia de João Pires, José Aníbal Birra. Para o autarca de freguesia, o presidente da CMP "persiste em não assumir os compromissos que teve para connosco. Não dialoga, não coopera, foge às questões, não responde às comunicações e solicitações e não se inibe de assumir com particulares assuntos que são da responsabilidade da junta", O presidente da junta da União de Freguesias de Aldeia do Bispo, Águas e Aldeia de João Pires, disse ainda "que para justificar o que não faz, o presidente da CMP evoca quase sempre a dívida deixada pelo seu antecessor mas nunca na assembleia municipal referiu o que lhe foi deixado em caixa, importância superior a um milhão de euros. Esquece-se que enquanto presidente de junta de Benquerença liderou o ranking dos presidentes para que a dívida existisse". José Aníbal Birra acusou ainda o presidente de câmara de discriminar IPSS´s nos apoios concedidos.
António Beites garante que todas as reuniões solicitadas foram efectuadas e acusa ao autarca da União "continuar a não ouvir  o que o presidente da CMP diz, mas vou repetir, quantas vezes foram necessárias, que estamos cá  para apoiar tudo o que for investimento no concelho de Penamacor e as IPSS´s terão na devida altura todo o nosso apoio. Digo isto aqui e perante qualquer dirigente das nossas instituições". Para o edil penamacorense, a intervenção do autarca de freguesia "foi uma afronta ao actual presidente da câmara e não contrário". (Um tema que com desenvolvimento em próximas notícias)
Depois de explicar as linhas do plano de actividades e orçamento para 2017, a mesa da assembleia municipal recebeu um requerimento subscrito por seis presidentes de junta eleitos pelo PS ( José Aníbal Birra- União de Freguesias de Aldeia do Bispo, Águas e Aldeia de João  Pires; António Pinto - União de Freguesias de Pedrógão de São Pedro e Bemposta; António Geraldes- Aranhas; João Alves - Meimoa: David Vila Boa - Meimão e António Borges- Vale da Senhora da Póvoa), este último ausente da sessão, solicitando que a votação do plano e orçamento para 2017 em vez fosse feito por voto secreto em vez da habitual votação de braço no ar.
Vota favoravelmente a pretensão, o plano e orçamento foram chumbados por nove votos contra, sete a favor e três abstenções.
No final da sessão, o presidente da câmara municipal de Penamacor não quis prestar declarações obre a votação verificada, mas a RCB sabe que esta quarta-feira o executivo da câmara municipal reúne também para analisar a situação. Os documentos não deverão ser alterados e dentro de duas semanas devem ser novamente colocados à votação numa sessão extraordinária da assembleia municipal.

Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

PENAMACOR: BOMBEIROS TÊM NOVA VIATURA

Rádio Cova da Beira

Trata-se de uma ambulância de transporte de doentes com capacidade para oito pessoas e que foi oferecida à corporação por uma benemérita natural da freguesia de Aranhas.

A nova ambulância chegou à corporação na passada sexta-feira; dia em que a assembleia geral da associação aprovou por unanimidade o plano de actividades para 2017. Em declarações à RCB o presidente da direcção da corporação sublinha que a chegada desta viatura veio suprir uma lacuna há muito sentida pelos soldados da paz que vão agora centrar a sua atenção na compra de uma viatura de primeira emergência que vai ficar afecta à secção do Meimão “nós já demos início ao processo de negociação para a sua aquisição uma vez que as pessoas da freguesia e os bombeiros do Meimão angariaram 20 mil euros e a câmara municipal já se comprometeu a atribuir uma verba de igual valor pelo que esperamos em breve poder adquiri-la. Entretanto também nos foi entregue, no passado dia 30, uma viatura de transporte de doentes que nós não possuíamos. Foi uma oferta de uma benemérita natural da freguesia de Aranhas mas que vive em Lisboa e sem dúvida que foi uma bela prenda de natal que a corporação recebeu”.   
Já no que diz respeito às instalações, Porfírio Saraiva assume que a grande prioridade vai para a construção de novas garagens para o aparcamento de viaturas. Uma obra que vai ser candidatada ao novo quadro comunitário de apoio “nós temos várias viaturas que diariamente estão ao sol e à chuva uma vez que o nosso espaço de aparcamento está lotado e por isso vamos continuar a tentar candidatar esta obra a fundos comunitários; para além disso pretendemos também adquirir novos materiais de socorro e reforçar a aposta na formação dos nossos bombeiros para que eles possam estar cada vez mais capacitados a prestar um melhor serviço às populações”.
O orçamento dos bombeiros de Penamacor para este ano é de um milhão e 300 mil euros.

Autor: Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

FEVEREIRO 2016: CAÇA NA RNSM É UM NOVO FÔLEGO

Rádio Cova da Beira

A autorização da caça na zona sul da Reserva Natural da Serra da Malcata (RNSM) "é uma decisão acertada e necessária" considera a vereadora do executivo da câmara municipal de Penamacor. Ilídia Cruchinho foi convidada da RCB para comentar os principais acontecimentos que marcaram o mês de Fevereiro na região.

A autarca recorda que só a zona sul da RNSM não estava abrangida pela possibilidade da actividade de caça daí que a portaria publicada "venha dar um novo fôlego àquele território", declara. O controlo da caça grossa, fundamentalmente do javali, é uma tarefa fundamental "para que através de outras candidaturas possamos criar condições na Serra da Malcata para que o coelho seja reintroduzido, para que haja alimento e para que no futuro o lince possa voltar à serra".Ilídia Cruchinho  acredita que, dentro de alguns anos, o lince seja efectiivamente mais uma atracção daquele território "temos as condições para novamente termos o lince no seu habitat natural", conclui.
Em Fevereiro, incontornável, o tema das portagens. A autarca de Penamacor defende que a "luta pela abolição das portagens deve continuar" dado que o Interior de Portugal tem e está a ser muito penalizado com a medida. Um dos barómetros era a visita que muitas pessoas faziam aos familiares residentes nesta zona " algo que registou uma quebra enorme" defende.
O posicionamento de Penamacor na área da saúde distrital (ULS de Castelo Branco ou CHCB), e o crescimento da CerFundão foram outros temas comentados. No primeiro, Penamacor, embora inserido na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, pode continuar a escolher, sempre que se justifique o CHCB, quanto ao fortalecimento da empresa sediada na zona industrial do Fundão "é uma boa notícia para o sector frutícola da região", disse.

Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

ANTÓNIO GUTERRES: AMP APROVA VOTO DE CONGRATULAÇÃO

Rádio Cova da Beira

A Assembleia Municipal de Penamacor (AMP) aprovou, por unanimidade, um voto de congratulação pela eleição de António Guterres para o cargo de Secretário Geral das nações Unidas. "Uma eleição, por unanimidade e aclamação, que deve encher de orgulho todos os beirões", refere o presidente da Assembleia Municipal.

"António Guterres possui todas as qualidades para assumir tão elevado, nobre e responsável cargo e podemos estar confiantes que a sua competência não deixará de produzir resultados na promoção da harmonia entre todas as nações e da paz do Mundo", refere o documento apresentado por Anselmo Cunha. Um voto de congratulação que destaca as qualidades humanas, intelectuais e políticas do novo Secretário Geral da ONU acrescidas da "experiência adquirida em muitos, variados planos e cargos".
"O nosso Mundo carece de líderes com a superioridade moral e cívica que é reconhecida a António Guterres e se esse e outros traços da sua personalidade foram moldados e influenciados na matriz cultural que também nós partilhamos nesta nossa geografia beirã então temos razão para nos sentirmos orgulhosos", lê-se no documento.

Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"