segunda-feira, 27 de outubro de 2014

TARDE DESPORTIVA NA RCB

Rádio Cova da Beira

O Sp. da Covilhã não conseguiu melhor que um empate caseiro, ante o Viseu.No CN séniores o destaque vai para as vitórias do Benfica e C.Branco em Mortágua e do Sertanense em Alcanena. O V.Sernache empatou em casa.Na Liga Covifil, destaque para as vitórias do Pedrógão, CAFundão e ADEstação em Atalaia, Proença e Oleiros e o empate do Moradal em Belmonte que isolou o Alcains, que venceu em V.V.Ródão.


Sporting da Covilhã 1-1 Ac. Viseu
22' 0-1 Sandro Lima. Golo na sequência de um livre. 
70' 1-1 Kizito 
O Sporting da Covilhã não entrou bem no jogo, permitindo que o Viseu se adiantasse no marcador.  Mesmo depois de ter sofrido o golo a reação não foi a mais adequada, no entanto, na segunda parte, com uma entrada forte os leões da serra chegaram ao empate e podiam, inclusivé, ter dado a volta ao resultado.
Pelo que o Viseu fez na primeira parte e o Sporting na segunda a divisão de pontos acaba por se ajustar. No próximo sábado os covilhanenses voltam a jogar, desta feita na Madeira, com o Marítimo B. 

Campeonato nacional de séniores - 7ª jornada


Mortágua 0-2 Benfica C. Branco
77' 0-1 Tiago Pereira. 
90+4 João Rui 
Os encarnados albicastrenses voltaram aos triunfos, num jogo que só ficou decidido já em período de descontos, quando João Rui fez o segundo da sua equipa, todavia, a equipa de Ricardo António foi sempre mais ofensiva e controlou praticamente todos os momentos do jogo. 

V. Sernache 0-0 Sourense
O Vitória não conseguiu melhor que um empate e isso não foi bom para as contas do campeonato. A equipa teve ocasiões para marcar mas as dificuldades na concretização não estão a ajudar o conjunto de António Joaquim. 


Alcanenense 1-2 Sertanense
6' 0-1 Ivan 
45' 1-1 René
65' 1-2 Ivan 
Boa e merecida vitória do Sertanense, nesta difícil deslocação a Alcanena. A equipa revelou-se com grande personalidade e mesmo quando a equipa da casa chegou à igualdade não baixou de produção, foi à procura da vitória, que conseguiu de forma meritória.  


Proença 0-2 C.Ac.Fundão
70' 0-1 Rui Proença. João Lisboa marcou um canto a bola e Proença desviou para o fundo das redes.
84' 0-2 Hugo Brito g/p 
Não está ao alcance de muitas equipas visitarem Proença-a-Nova e conquistarem lá os três ponto. O CAF conseguiu esse desiderato e isso acaba por constituir uma das surpresas da jornada. 

Belmonte 1-1 Águias Moradal
70' 1-0 Velho g/p 
90' 1-1 João Henrique 
O Belmonte, com o resultado obtido contribuiu para a perda dos primeiros pontos da equipa do Estreito e, por via disso, isolar o Alcains no topo da tabela classificativa.

Atalaia do Campo 0-2 Pedrógão
25' 0-1 João Luís.Auto-golo. Remate de DiMauro a bola bate em João Luís e  entrou na sua própria baliza.
59' 0-2 Vasco André 
A maior surpresa desta jornada acaba por acontecer na Atalaia do Campo, com este triunfo do Pedrógão, repetindo o que já tinha feito oito dias antes para a Taça de Honra o que prova que muita coisa está a mudar na equipa do concelho de Penamacor. 

V.V.Ródão 1-3 Alcains
24' 0-1 Cordeiro. Penalti cometido sobre Miguel e Cordeiro a não perdoar. 
32' 1-1 Salavessa, na sequência de um pontapé de canto.
63' 1-2 Rui Paulo 
75' 1-3 Kabi. Jogada de Iuri, cruzou e ao segundo poste Kabi finalizou de cabeça. 
Triunfo sem contestação do Alcains, que já lidera o campeonato. Na primeira parte a equipa da casa esteve melhor, apesar de ter sido o Alcains a marcar primeiro, mas na segunda parte, com o jogo empatado, o Alcains quis e conseguiu imprimir maior intensidade no jogo e cimentou o resultado com mais dois golos.  

Oleiros 0-2 AD Estação 
41' 0-1 Milton 
67' 0-2 Pedro Silveiro
Este é outro dos relvados que as equipas que o visitam têm dificuldades em conquistar pontos. Neste domingo a ADE conquista uma vitória que, analisando apenas aquilo que o resultado indica, não deixou quaisquer duvidas da sua superioridade.

Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira

PENAMACOR:SANEAMENTO FINANCEIRO PARA PAGAR ÁGUA

Rádio Cova da Beira

A câmara municipal de Penamacor pondera recorrer a um mecanismo extraordinário de regularização do passivo. Trata-se de uma operação de saneamento financeiro, no valor de quatro milhões de euros, para liquidar a dívida do município à empresa Águas do Zêzere e Côa. A decisão será tomada em breve. 

“Estamos a ponderar de facto recorrer a mecanismos extraordinários de regularização do passivo acima de tudo para resolver este problema das águas, porque 4 milhões de dívida de água a curto prazo pode criar-nos um problema financeiro, é uma decisão que iremos tomar nas próximas semanas”.
 Em entrevista à RCB, António Beites explica em que consiste esta operação financeira “não tem implicação para os munícipes a autarquia não aumenta a sua dívida, apenas transformamos dívida de curto em médio e longo prazo, até porque para estarmos aptos para o próximo quadro comunitários temos que ter fundos disponíveis para o lançamento de obras, este é o constrangimento que temos. Não se trata de um constrangimento de tesouraria porque a câmara municipal paga a pronto pagamento neste momento, mas temos de facto um problema de fundos disponíveis”.
Um problema que, segundo o autarca, está a condicionar a estratégia futura do executivo. A operação de saneamento financeiro vai permitir liquidar a dívida à empresa Águas do Zêzere e Côa que representa metade do actual passivo do município “neste momento a CMP tem 8,5 milhões de dívida, quase metade é dívida da água, temos cerca de meio milhão de dívida a fornecedores, o restante está dividido em contratos de factoring e em empréstimos de médio e longo prazo”.
As contas do município de Penamacor, que segundo António Beites, reduziu no último ano o passivam em dois milhões de euros.

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

PENAMACOR: COLISÂO PROVOCA SEIS FERIDOS

Rádio Cova da Beira

Seis feridos, quatro graves e dois ligeiros, é o balanço da colisão entre dois veículos ligeiros e uma máquina agrícola, que ocorreu, cerca das 20:30H, no cruzamento de Águas (Penamacor). 

As vítimas, entre as quais uma criança, todas do concelho de Penamacor, foram transportadas para os hospitais da Covilhã e de Castelo Branco. No local estiveram 23 bombeiros, de duas corporações, que contaram com o apoio de oito viaturas, INEM e GNR. 


Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

Acidente em Penamacor provoca seis feridos



Acidente em Penamacor provoca seis feridos

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Seis feridos em acidente em Penamacor


Das seis vítimas, cinco estão em estado grave.

Seis feridos, cinco dos quais em estado grave, é o balanço de um acidente rodoviário ocorrido esta quinta-feira às 20h23 na Estrada Nacional (EN) 233, junto a Águas de Penamacor, disse à agência Lusa fonte oficial. Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco, os feridos estão a ser transportados para os hospitais de Castelo Branco e da Covilhã.
O acidente ocorreu junto ao cruzamento de Águas de Penamacor e enconveu dois veículos ligeiros e uma máquina agrícola. Entre os feridos estará uma criança que terá sido projetada de uma das viaturas, enquanto duas outras duas vítimas ficaram encarceradas. No local do sinistro estiveram três ambulâncias de Penamacor, uma de Idanha-a-Nova, dois veículos de emergência médica - um da Covilhã e outro da Castelo Branco - e uma Unidade Móvel de Intervenção Psicológica de Emergência (UMIPE).
As UMIPE são acionadas pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e intervêm com as vítimas no local da ocorrência em situações como acidentes de viação e outros, mortes inesperadas ou traumáticas, emergências psicológicas, abuso/violação física ou sexual, ocorrências que envolvam crianças, entre outros.

In jornal "Correio da Manhã"

Penamacor: Combatentes homenageados no sábado

A homenagem será junto ao monumento aos combatentes. Foto Arquivo Reconquista


Os militares que estavam no aquartelamento de Penamacor fizeram parte da lista de mil beirões que participaram na Primeira Grande Guerra, integrados no Batalhão de Infantaria 21.


In jornal "A Reconquista"

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Comunidade entrega equipamento a bombeiros


A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) entregou, recentemente, os primeiros 778 equipamentos de proteção individual para combate a incêndios em espaços naturais às Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Penamacor e Vila Velha de Ródão. Entre o material entregue contam-se botas, fatos, luvas, cogulas (capuzes) e capacetes. 
Estes equipamentos são cedidos no âmbito de um protocolo de Cooperação, assinado no passado dia 5 de junho, entre a CIMBB, a Autoridade Nacional de Proteção Civil e a Liga de Bombeiros Portuguesa para a aquisição de equipamento para metade dos efetivos das corporações de bombeiros da área de abrangência da CIMBB. 
A presente aquisição foi alvo de uma candidatura ao Programa Operacional de Valorização do Território (POVT) e será financiado pela União europeia através de fundos comunitários FEDER.
Em falta estão ainda as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários de Oleiros e Proença-a-Nova, as quais receberão o respetivo material em breve.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

TARDE DE DESPORTO NA RCB

Rádio Cova da Beira

O distrito de Castelo Branco deixou de ter clubes na Taça de Portugal. Ontem foi o Sp.Covilhã, hoje ficaram de fora o Benfica e Castelo Branco, o V. Sernache e o Alcains. Nos jogos da 2ª jornada da Taça de Honra, José Farromba não se registaram grandes surpresas. As equipas que jogaram em casa venceram.

Taça de Portugal - 3ª eliminatória

V. Sernache 1-1 Vieira  (1-4 em penaltis)
10' 0-1 ???
26' 1-1  Jussane g/p
45' Luca desperdiça uma grande penalidade que podia ter colocado o Vieira, novamente, na frente do marcador. A partida já está no intervalo.
Chegou ao final do tempo regulamentar, com o resultado a registar um empate a um golo. Segue-se o prolongamento.
Terminou o prolongamento e a decisão vai ser encontrada atraves da marca da grande penalidade.
O V. Sernache fica de fora da Taça de Portugal. Na marca de grandes penalidades os jogadores do Vitória mostraram-se mais ansiosos e dois deles, Márcio e Nelson, permitiram a defesa ao guardião do Vieira.  As atenções da equipa de Cernache do Bom Jardim ficam agora totalmente viradas para o Campeonato nacional. 

Riachense 2-1 Benfica e Castelo Branco
5' 1-0 Bruno g/p
32' 1-1 Dani Matos. Golo obtido na conversão de um livre direto.
87' 2-1 João Alves
O Benfica teve receio em arriscar e a surpresa acabou por acontecer, com o segundo golo do Riachense, a três minutos do final do encontro. 
O Benfica revelou-se sempre superior na partida mas esse facto não chegou para poder continuar na Taça de Portugal. Pelo futebol praticado pode dizer-se que houve alguma injustiça, mas o futebol não se compadesse com justiça ou injustiça, no futebol o risco é parte fundamental para o sucesso. 
Ao Benfica resta agora colocarem todas as energias no campeonato nacional. 

Sp. Braga 4-1 CD Alcains
6' 1-0 Pedro Tiba
25' o Alcains podia ter chegado ao empate, por Kabi, que se isolou, mas a rematar ao lado. Logo a seguir foi António Fernandes a ter ocasião de empatar a contenda, mas o remate saiu por cima da barra.
29' 1-1 Kabi. O Alcains vinha a ameaçar e desta feita não desperdiçou, colocando alguma justiça no marcador.  
34' 2-1 Marcelo Goiano
No final da primeira parte o resultado que mais podia espelhar o que se passouno relvado seria o empate.
Já se joga a segunda parte. 
65' 3-1 Eder
74' 4-1 Sami
Terminou o encontro e o Alcains fica de fora, mas teve um comportamento muito digno. 


Taça de Honra José Farromba

Série A
Pedrógão 3-1 Atalaia do Campo
31' 0-1 Canário
39' 1-1 Séninho
47' 2-1 Di Mauro
69' 3-1 Velho 

Belmonte 2-0 C. Ac. Fundão
28' 1-0 Suiço
90' 2-0 Carvalheira 

Série B
Águias do Moradal 4-1 Proença 
15' 0-1 Bruno g/p
31' 1-1 Alan Santolini
53' 2-1 Alan Santolini
66' 3-1 Alan Santolini
89' 4-1 Nelson Morais

Nesta jornada fica por se jogar a partida entre o Vila Velha de Ródão e o Alcains, por motiva da presença do CDA na 3ª eliminatória da Taça de Portugal.


Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira

OBRA ARRASTA-SE HÁ 12 ANOS

Rádio Cova da Beira
Em Penamacor chamam-lhe a obra de St. Ingrácia. A transformação do salão paroquial de Penamacor no centro de congressos Ribeiro Sanches começou há 12 anos, já ali foi investido um milhão de euros e são necessários pelo menos mais 300 mil para acabar a obra. 

O actual presidente da câmara, António Beites, socorre-se de um adágio popular para justificar tamanho atraso “pau que nasce torto, tarde ou nunca se endireita, devido à morosidade dos processos de construção, grande parte da legislação também foi sendo alterada o que foi obrigando a sucessivas alterações no projecto, ou seja, já se investiu muito dinheiro naquele espaço e não está nem de perto nem de longe acabado, ainda necessita de alguns milhares de euros para se concluir”.  Segundo António Beites, a autarquia tem tudo pronto para incluir a obra no próximo quadro comunitário “temos o levantamento feito, o caderno de encargos actualizado, e estamos apenas a aguardar o quadro comunitário para concluir esta obra que é das poucas infra estruturas que fazem falta a Penamacor”..
Trata-se de um auditório para 200 pessoas que terá o nome de uma das mais importantes figuras de Penamacor – Ribeiro Sanches – o médico, filósofo, pedagogo e historiador terá também em breve o seu nome associado a uma casa, na zona histórica da vila, que conta o que foi a sua vida e obra “é um projecto para criação de um centro de estudos de Ribeiro Sanches, onde estará também parte do espólio que ele tinha”.
A casa Ribeiro Sanches, segundo o autarca, “insere-se também na estratégia de promoção da presença judaica em Penamacor, esse levantamento está feito, e pode ser uma mais-valia turística para Penamacor, aliada a toda a estratégia das judiarias que Penamacor fez questão de não ficar de fora”.
Segundo o presidente da câmara municipal de Penamacor, António Beites, o concurso público será lançado durante o primeiro trimestre do próximo ano e a casa Ribeiro Sanches, na zona histórica, está integrada no projecto global de requalificação que está a ser elaborado para o cimo de vila.
Foto: "Reconquista"
Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Penamacor: Futuros médicos analisam população

O jardim da República foi um dos locais escolhidos. Foto: Gonçalo Nabais


Os alunos da Universidade da Beira Interior passaram o fim-de-semana no concelho para saber como vai a saúde dos habitantes.

In jornal "A Reconquista"

Penamacor: Meimoenses em convívio


O Centro de Dia de S. Domingos recebe no final do mês o convívio de meimoenses. A festa nesta aldeia do concelho de Penamacor começa no dia 31 de outubro, com uma matança tradicional a partir das 17H00 e a animação musical de Patrícia Marques. No dia 1 de novembro realiza-se um almoço, com magusto durante a tarde e uma noite de fados pela Escola Velha, de Gouveia.

In jornal "A Reconquista"

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

PENAMACOR: MUSEU VAI SER AMPLIADO

Rádio Cova da Beira

Visitado por 8 mil pessoas em 2013, o museu municipal de Penamacor vai ser ampliado. O projecto de ampliação, o espólio e o espaço já existem, e a medida insere-se na estratégia da autarquia de triplicar, até final do mandato, este número, tirando partido de uma área “que tem ainda muito para crescer nos próximos anos“. 

Segundo António Beites, há muito para fazer em Penamacor na área do turismo “é preciso potenciar o património existente que está requalificado, o património que tem que se requalificar, teremos que ter oferta dos nossos produtos locais, o turismo de natureza, esta uma área que tem ainda muito para crescer nos próximos anos”.
Quanto à ampliação do museu é para avançar, “vamos utilizar o espaço que antigamente era utilizado pelo ministério das finanças e que, com o novo bloco, ficou desocupado, neste momento já existe projecto para a sua ampliação até porque temos espólio mais que suficiente para ampliar o museu, não só resultado de muitas escavações que foram feitas no município nos últimos anos, mas também de algumas doações que foram feitas ao município”.
O presidente da câmara de Penamacor entende que o concelho tem um grande potencial turístico e muito espaço para crescer nesta área tirando partido do seu património mas também da sua situação geográfica de fronteira e de passagem pela rede das aldeias históricas.  

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

TARDE DE DESPORTO NA RCB

Rádio Cova da Beira

Em jogo da 7ª jornada da 2ª liga o Sp. Covilhã jogou com Guimarães B e perdeu, por 2-1. No Camp.Nacional de séniores, o Benfica empatou com o Pombal. O V.Sernache foi a Oliv.Hospital empatar e o Sertanense perdeu em sua casa com o Ponte de Sôr. No distrital, destaque para as vitórias de Moradal e Alcains, que já lideram, do C.Ac.Fundão, AD Estação e Proença. 


Benfica C. Branco 1-1 Sp.Pombal

37' 1-0 Marocas

 76' 1-1 Rubén

O Benfica teve tudo para conquistar os três pontos, mas deixou que o seu adversário chegasse ao empate, apesar de não ter feito muito para o merecer. Chega-se à conclusão que os encarnados não deviam ter adormecido à sombra do golo de Marocas. 
Segue-se agora uma pausa no campeonato, regressa a Taça e o Benfica vai jogar em Mortágua.

Oliveira Hospital 2-2 V. Sernache

22' 0-1 Cepeda

41' 1-1 Japa

55' 2-1 ?????

76' 2-2 Nelson

O resultado é bom, para os comandados de António Joaquim, mas o Vitória fez o suficiente para merecer a conquista dos três pontos.
Na Taça de Portugal, que terá lugar no próximo fim de semana, o Vitória vai receber o Sourense.


Sertanense 1-2 Eléctrico P.Sôr

23' 1-0 Ivan

      1-1  ???? 
      1-2   ???
O Sertanense sofreu uma derrota com que não contava. Esteve na frente do marcador mas depois deixaram que o Eléctrico crescesse e chegasse à vitória no jogo.
O Sertanense, que já está fora da Taça, volta a jogar para o campeonato, no dia 26 de Outubro, em Alcanena.


C.Ac. Fundão 1-0 Belmonte
52' 1-0 Tarzan

Oleiros 1-3 Águias Moradal
14' 0-1 Custódio
24' 0-2 Custódio
65' 0-3 ????
89' 1-3 Vieira 

Pedrógão 1-3 Proença
50' 1-0 Séninho
55' 1-1 Suiço
75' 1-2 Nuno Alves
82' 1-3 Casquinha 

Alcains 4-1 Atalaia do Campo
16' 0-1 JP
31' 1-1 Alves
49' 2-1 Bruno Sousa
62' 3-1 António Fernandes
83' 4-1  Auto-golo de Gregório.

AD Estação 2-1 V.V.Ródão
5' 0-1 Pedro Amaro
44' 1-1 Salvado
49 2-1 Pedro Silveiro 

Na jornada deste fim de semana o destaque vai para o segundo triunfo conquistado pelo Alcains e Águias do Moradal, que lhes permite liderarem a classificação. Também os triunfos de Proença em Pedrógão merece ser salientado. O C. Ac. Fundão somou os três, mercê do triunfo, difícil, sobre o Belmonte e a AD Estação impos-se ao V.V.Ródão, num jogo que começou melhor para a equipa do Ródão.



V.Guimarães B 2-1  Sp. Covilhã
7' 0-1 Bilel
13' 1-1 Ricardo
63' 2-1 Ricardo
O Sporting da Covilhã esteve na frente do marcador, mas depois de uma falha do guarda-redes covilhanense, o Vitória chegou ao empate. Na segunda parte a equipa do Guimarães conseguiu dar a volta ao marcador e com esse golo somar os três pontos. O Sporting da Covilhã, bem tentou mudar o rumo dos acontecimentos, mas essas tentativas sairam infrutiferas.
Agora vem ai a Taça de Portugal, com o Sporting da Covilhã a receber a visita do Benfica, sábado, pelas 19h45, no complexo desportivo da Covilhã.


Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira

PENAMACOR: COMPLEXO TERMAL PARA ÁGUAS

Rádio Cova da Beira

A câmara de Penamacor quer avançar para a expropriação por utilidade pública de todos os terrenos que fazem parte do balneário termal da fonte santa, em águas, e de toda a zona envolvente. 

A afirmação feita pelo presidente da autarquia na última reunião da assembleia municipal. António Beites considera que esse passo é decisivo para que o município possa avançar com o projecto de uma nova estância termal naquela aldeia do concelho “pretendemos construir um novo furo, um novo balneário e também um complexo residencial na área envolvente e também vos posso dizer que todas as áreas envolventes que se encontram no espaço de concessão de que a câmara é detentora irão avançar para um processo de expropriação pública; não queremos esconder nada a ninguém, achamos que temos esse direito e a entidade competente irá apreciar estas questões e posteriormente enviá-las para despacho do secretário de estado”.  
O presidente da câmara de Penamacor acrescenta que este projecto vai ser candidato a fundos comunitários e a autarquia espera lançar, no último trimestre do ano, um concurso de ideias para a fim de ultimar o projecto de arquitectura “no próximo trimestre vamos avançar com um concurso público de ideias para o complexo e numa segunda fase ao nível de cadernos de encargos para todas as especialidades e o que pretendemos é dotar aquele espaço de um investimento futuro, que possa ser financiado por fundos comunitários, de um novo complexo termal e que seja potenciador de desenvolver o turismo no nosso concelho nesta área do termalismo e que possa potenciar também mais desenvolvimento económico que é aquilo que Penamacor mais precisa”.


Autor:  Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

EUCALIPTOS GERAM CONTESTAÇÃO

Rádio Cova da Beira

O presidente da câmara de Penamacor mostra-se preocupado com a proliferação de plantações ilegais naquele concelho. O tema foi levantado pelo presidente da junta de freguesia de Aranhas na última reunião da assembleia municipal. 

António Geraldes sublinha que “dentro dos limites administrativos da minha freguesia também há plantações ilegais de eucaliptos; replantar eucaliptos onde eles já existiam anteriormente é ilegal mas é uma ilegalidade processual que não afecta directamente as propriedades vizinhas, agora plantar eucaliptos onde nunca estiveram anteriormente, no meio de hortas, e substituir vinhas e olival por eucaliptos é que não”.
Uma situação que também preocupa António Beites. O presidente da câmara de Penamacor refere que existem pelo menos duas situações de contra-ordenação já emitidas pelo instituto de conservação da natureza e florestas “estamos claramente preocupados com a situação; a câmara municipal, dentro das suas competências, fez tudo aquilo que estava ao seu alcance, há dois processos de contra-ordenação que estão a ser avaliados pelo ICNF. Não existe ao nível do ordenamento a nível nacional nenhuma proibição para a plantação de eucaliptos em qualquer área mas há aqui uma questão de sensibilização junto do ICNF para que eles tenham em consideração os interesses das populações e das freguesias e é essa preocupação que vamos levar ao senhor director regional”.


Autor: Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

“RASTREIOS À BEIRA” EM PENAMACOR

Rádio Cova da Beira

Este fim-de-semana, 25 estudantes de medicina da UBI estão em Penamacor para realizar diversos rastreios à população e promover um conjunto de actividades no âmbito da Educação para a saúde. É a segunda edição dos Rastreios à Beira promovida pelo departamento de Saúde do Medubi - Núcleo de estudantes de medicina da Universidade da Beira Interior. 

“Aproximar os estudantes da população, dar-lhes condições para rastrear alguns dos parâmetros da sua saúde, como tensão arterial, glicemia, e este ano uma novidade que tem a ver com o monóxido de carbono associado ao tabagismo, por outro lado, para os estudantes é uma mais-valia porque permite aplicar todos os seus conhecimentos naquilo que será o seu alvo muito em breve que são as pessoas”, explica Paulo Ricardo Pinheiro, do departamento de saúde do Medubi, que integra a equipa de 25 jovens estudantes de medicina que partem esta sexta-feira para o concelho de Penamacor de onde regressam no próximo domingo. Durante três dias vão promover rastreios e outras actividades no âmbito da educação para a saúde, destinadas a vários públicos “junto das crianças vamos ter várias actividades, na parte de saúde pública mas também na parte da saúde reprodutiva e Sida, que é um tempo muito importante quando falamos de jovens, e depois vamos desenvolver com os idosos actividades engraçadas porque nós criámos, este ano, no seio da Anem (Associação Nacional de Estudantes de Medicina) um protocolo estipulado de actividades relacionadas com o envelhecimento activo, com várias dinâmicas, saúde, humor, sono, que vamos aplicar nesta iniciativa”.
Os “II rastreios à Beira” realizam-se pela primeira vez durante três dias, em Penamacor, este fim-de-semana com rastreios cardiovasculares, actividades de cessação tabágica, educação para a saúde junto dos mais jovens e actividades no âmbito do envelhecimento activo para o mais idosos, Os jovens estudantes de medicina vão ainda visitar idosos que vivem mais isolados na freguesia de Bemposta.
Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Academia Sénior abre em Penamacor


O solar do conde volta a ser uma escola, depois de por lá ter passado o antigo ciclo. O espaço, que é hoje uma biblioteca municipal, recebe as aulas da Academia Sénior de Penamacor, um projeto que arranca com 71 alunos, dos 53 aos 84 anos.

Penamacor: Academia Sénior arranca

Os professores são voluntários e para muitos é uma experiência nova. Foto: José Furtado/ Reconquista


71 alunos entre os 53 e os 84 anos vão começar as aulas na Academia Sénior, com disciplinas que vão do inglês às medicinas alternativas.

In jornal "A Reconquista"

Penamacor: Oposição questiona prioridades nas freguesias


A Coligação Juntos por Penamacor diz que o executivo de maioria socialista está a beneficiar apenas algumas freguesias do concelho.


In jornal "A Reconquista"

Meimoa: Campanha para compra de acordeão



Chama-se Sónia, tem 11 anos e é um prodígio do acordeão. A jovem da aldeia da Meimoa está no centro de uma campanha que tem como objetivo a compra de um acordeão de quatro escalas, para que possa evoluir na sua aprendizagem. 
Sónia é aluna da Escola de Música de Penamacor e toca e canta no grupo de cantares e no coro da igreja da sua terra. Como a família tem poucas posses um grupo de amigos juntou-se para ajudar a adquirir o instrumento, que pode custar alguns milhares de euros. Os donativos podem ser feito para a conta da Caixa Geral de Depósitos com o NIB 0035 0603 0001 5165 6008 5.


In jornal "A Reconquista"

GEOPARQUE VAI SER ALARGADO

Rádio Cova da Beira

Penamacor deverá “em breve” integrar o geoparque da Naturtejo. Depois de aderir à Associação de Municípios de Natureza e Tejo, o próximo passo é integrar o território do município no geoparque. Antes de apresentar a proposta de alargamento à Unesco há um trabalho de levantamento do património natural do concelho que está neste momento a ser feito. 

“Temos estado a fazer um levantamento do património geológico, histórico-cultural, da biodiversidade, depois teremos que explicar à rede europeia e mundial de geoparques que esta inclusão é uma mais-valia para o território”. Armindo Jacinto, presidente da Naturtejo, não tem dúvidas quanto às vantagens de Penamacor integrar o geoparque “Penamacor, com a Reserva Natural da Serra da Malcata, com o património geológico que tem continuidade no parque iconológico de Penha Garcia, com o património que temos estado a levantar e também com esta estratégia que se desenhou em termos políticos, de ligação à comunidade intermunicipal da Beira Baixa, são aspectos importantes dos decisores que analisam os projectos”. Uma adesão que poderá ser formalizada no próximo ano. É também em 2015 que a rede mundial de geoparques vai deixar de ser rede para passar a ser um programa oficial da Unesco “uma grande vitória” que será formalizada na próxima assembleia geral da Unesco com várias vantagens para a cerca de uma centena de geoparques que integram a rede “mais notoriedade, um conjunto de programas que se definirão nesse âmbito e também maior exigência dos governos nacionais”, explica Armindo Jacinto que acaba de ser reconduzido pela assembleia geral no cargo de presidente da Naturtejo para mais um mandato de quatro anos.

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

terça-feira, 7 de outubro de 2014

RECEÇÃO AOS ALUNOS E PROFESSORES DA ACADEMIA SÉNIOR DE PENAMACOR

thumbnail_3rika
PENAMACOR – A ADRACES, em parceria com a Câmara Municipal de Penamacor, as Juntas de Freguesia do concelho e outras forças vivas do território, numa rede de parcerias públicas e privadas, deu início a um conceito inovador do projeto designado por “Academia Sénior de Penamacor”.
No dia 01 de Outubro, data em que se comemora o Dia Internacional do Idoso, teve lugar no Jardim das Laranjeiras, na Biblioteca Miunicipal de Penamacor, a Receção Oficial dos Alunos e Professores pioneiros deste conceito, cada vez mais defendido pela Organização Mundial de Saúde que o descreve como um processo de otimização de oportunidades, no sentido de aumentar a qualidade de vida durante o envelhecimento.
O primeiro ano letivo conta com 71 alunos, com idades compreendidas entre os 53 anos e os 84 anos, e dispõe de um Corpo Docente dinamizador, com espírito de voluntariado, algum tempo livre e vontade de partilhar, composto por 20 professores e 15 ofertas formativas e lúdicas.
Na cerimónia de receção aos alunos e professores, o Presidente da ADRACES, Comendador Joaquim Morão, saudou todos quantos estão envolvidos neste projeto, que vem contribuir para o bem-estar e definir novos objetivos de vida, porque a transição da vida ativa para uma fase de aposentação ou reforma deve ser feita de uma forma muito tranquila. Joaquim Morão falou da importância da Academia Sénior de Penamacor, “fundamental para preencher o tempo livre destas pessoas com coisas úteis. Com este projeto, será possível enquanto se aprende, ocupar o tempo livre”. Salientou ainda que “a ADRACES coloca os meios necessários para por de pé este projeto enquanto que a Autarquia e Juntas de Freguesia, enquanto parceiras da Academia têm por obrigação dar o seu contributo”, porque o envelhecimento ativo pressupõe o envolvimento em atividades diversas que possam estimular cognitiva e fisicamente as pessoas que terminaram a sua vida ativa, mantendo-as socialmente integradas e com objetivos definidos.
António Realinho, diretor da ADRACES, sublinhou a importância e a virtualidade deste projeto que “vai permitir ensinar a quem vem ensinar na Academia”. Esta troca de saberes contribui para “a melhoria e qualidade de vida dos alunos e, ao mesmo tempo, combater a solidão e o isolamento”.
António Luís Soares, presidente da Câmara Municipal de Penamacor, evocou todos quantos deram alma a este projeto que está agora a começar. “Acredito que seja mais um projeto de sucesso em Penamacor”, sublinha. O autarca deixou um agradecimento aos alunos, “porque sem esta adesão não era possível aspirar ao sucesso”, e a todo o corpo docente que aceitou o desafio de forma totalmente voluntária.
Na impossibilidade de estar presente, o presidente da Associação Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS) enviou uma mensagem de congratulação pelo nascimento de uma nova Academia Sénior que é sempre motivo de regozijo e satisfação. Luís Jacob refere “que os seniores de Penamacor vão ser mais felizes e mais ativos. A vossa iniciativa é ainda mais louvável, porque é feita num contexto de interioridade que urge inverter”. Lembrou ainda os números desta Rede que “une as 230 academias e universidades seniores portuguesas e que é a maior do mundo nesta área. São 35000 alunos e perto de 5000 professores voluntários envolvidos nesta aventura do saber ao longo da vida”, conclui Luís Jacob.

In "LOCAL.PT"

AMP: OPOSIÇÃO CONSIDERA QUE "EDUCAÇÃO NÃO É PRIORIDADE"

Rádio Cova da Beira

Hélio Silva acusa a câmara de Penamacor de deixar a área da educação relegada para segundo plano nas prioridades da autarquia. 


Na última reunião da assembleia municipal o deputado da coligação “Juntos por Penamacor” sublinhou o investimento feito nessa área pelos municípios de Idanha e Vila Velha de Rodão enquanto que aquele concelho demonstra ter outras prioridades menos estratégicas “o senhor presidente fez declarações públicas em que afirma que o investimento global na área da educação deve chegar aos 15 mil euros e ao mesmo tempo afirma que no próximo ano vai ser apresentado um novo pacote de educação; supostamente só há 15 mil euros para apoiar os alunos carenciados nesta área mas há 43 mil euros para fazer um muro na praia fluvial da Benquerença”.
Críticas que o presidente da autarquia penamacorense rejeita. António Beites refere que “a câmara municipal vai investir este ano cerca de 300 mil euros em educação, não são 15 mil; obviamente que os exemplos que o senhor deixou sobre os concelhos de Idanha e de Vila Velha naturalmente que incluem os transportes escolares e outros apoios que também são contemplados quando se fala na área da educação; de qualquer forma é nossa intenção lançar um novo pacote de educação, que será perfeitamente ajustado ao nosso plano de actividades e orçamento e que já está a ser elaborado neste momento para entrar em vigor no arranque do próximo ano lectivo”.  

Autor: Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Região mais envelhecida da UE é portuguesa

Região mais envelhecida da UE é portuguesa
A região do Pinhal Interior Sul, onde estão localizadas Sertã e Proença-a-Nova, era em 2013 a mais envelhecida da Europa, com a proporção de idosos a representar quase um terço da população total, divulgou hoje o Eurostat.
Segundo o gabinete oficial de estatísticas da União Europeia, que publica estes dados a propósito do início da Semana Europeia das Cidades e Regiões, em Bruxelas, o ano passado 32,4% da população do Pinhal Interior Sul (que engloba os concelhos de Vila de Rei, Oleiros, Sertã e Proença-a-Nova) tinham mais de 65 anos, o que tornava esta região a mais envelhecida da União europeia (UE). Em segundo lugar aparecia a região grega de Evrytania, com 32,2% de idosos.
Também a região portuguesa da Beira Interior Sul (no Centro de Portugal e que abarca Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Penamacor e Vila Velha de Ródão) estava entre as mais envelhecidas, com 27,9% de população idosa.
Já as regiões com mais jovens (menos de 15 anos) da UE estão nos Estados-membros com mais elevadas taxas de natalidade e fertilidade, sendo que a mais jovem se situa em França (a Guiana, com 34,4% de jovens até aos 15 anos), seguida de uma região na Irlanda (Mid-East, com 24,8%). Espanha e Reino Unido também têm das regiões mais jovens na Europa, com Melilla (23,3%) e Blackburn with Darwen (22,2%), respectivamente.
Em Portugal, a região mais jovem é o arquipélago dos Açores com 17,5% de jovens com menos de 15 anos.
Já em termos de destinos turísticos, a região espanhola insular das Canárias foi a que registou maior número de dormidas na UE em 2013 (89,8 milhões), seguida da Ilha de França (onde se situa Paris, com 77,5 milhões). Estão ainda entre os cinco principais destinos turísticos europeus as regiões espanholas da Catalunha (cuja capital é Barcelona, com 70,5 milhões) e Ilhas Baleares (65,3 milhões) e também a região croata de Jadranska Hrvatska (61,8 milhões).
A região mais turística em Portugal em 2013 foi o Algarve, com 16,6 milhões de dormidas, seguida de Lisboa, com 11,7 milhões de noites dormidas por residentes e não residentes.
Já entre as regiões com mais população estrangeira a viver, destacam-se na UE o Luxemburgo (com 63,8% de população residente estrangeira), Bruxelas (na Bélgica, com 33,8%) e Riga (na Letónia, com 26%).
Já a capital portuguesa, Lisboa, tinha em 2011 (últimos dados disponíveis) 6,3% de população estrangeira a viver.

TARDE DESPORTIVA



O Sporting da Covilhã goleou o Tondela (4-0), em jogo da 10ª jornada da 2ª liga. O Benfica e C. Branco somou os três pontos no jogo que realizou em Nogueira do Cravo, Os dois clubes da zona do pinhal, V.Sernache e Sertanense, somaram um ponto, por terem feito resultado idêntico, 1-1. Na Liga Covifil entraram bem o Moradal, Belmonte, Alcains, Atalaia do Campo e Oleiros, que venceram os seus jogos. 


Campeonato nacional de séniores - série E - 6ª jornada
Nogueirense 2-3 Benfica C. Branco
24' 0-1 Chileno
31' 0-2 Marocas
43' 1-2 André Jorge
61' 2-2 Marco
89' 2-3 Ricardo Barros
O Benfica vence bem este jogo, mas passou por sobressaltos que não eram de todo previsíveis, depois de ter alcançado uma vantagem de dois golos.

V. Sernache 1-1 Naval
15' 1-0  Cepeda
O vitória ficou reduzido a 10 unidades por expulsão de Bruno, aos 23'.
90' 1-1 Junior Mendes g/p
A equipa de Cernache do Bom Jardim bateu-se bem e talvez não merecesse o golo que lhe retirou a conquista de dois pontos. A formação do Vitória jogou desde os 23 minutos reduzidos a 10 unidades e, mesmo com esta contrariedade, teve  ocasiões para concluir o jogo sem a surpresa que acabou por acontecer no seu final.

Campeonato nacional de séniores - série F - 6ª jornada
Mafra 1-1 Sertanense
57' 0-1 Ruben Nogueira g/p. 
69' 1-1 Rui Varela
A equipa do Sertanense registou um bom desempenho e conquista um ponto num terreno onde outras equipas vão ter muitas dificuldades de o conseguir.

Liga Covifil - 1ª jornada
Águias Moradal 3-1 C. Ac. Fundão
52' 1-0 João Henriques
63' 2-0 Custódio
81' 2-1 João Lisboa
86' 3-1 Custódio

Belmonte 4-1 Pedrógão S. Pedro
11' 1-0 Suiço
27' 2-0 Carvalheira
32' 3-0 Vaz Alves
48' 4-0 Nuno
90' 4-1 Velho

Proença 1-3 Alcains
24' 1-0 Auto Golo de Yuri
42' 1-1  Rui Paulo
58' 1-2 Samuel
83' 1-3 Rui Paulo

Atalaia do Campo 1-0 A.D.Estação
aos 66' a ADE desperdiçou uma grande penalidade por Rodrigo que rematou ao lado.
77' 1-0 Tiago Felizardo g/p. 
83' ADE volta a falhar nova grande penalidade, desta feita foi Pedro Silveiro a proporcionar defesa do guarda-redes

V.V.Ródão 1-2 Oleiros
25' 0-1 Lourenço g/p
65' 1-1 G/p Vieira
87' 1-2 Vieira

Bom inicio de campeonato para o Águias do Moradal, perante um Académico do Fundão que nunca desistiu do jogo; para o Belmonte que facilmente chegou à vantagem de quatro golo sobre o Pedrógão; para o Alcains que foi a Proença mostrar que é um candidato ao titulo. Mais equilibrados foram os jogos em Vila Velha de Ródão e Atalaia do Campo. Em Ródão o Oleiros vence mas teve que suar bastante e na Atalaia a equipa da casa chegou ao triunfo através de uma grande penalidade mas viu o seu adversário falhar dois castigos máximos.

Segunda Liga - 10ª jornada
Sp. Covilhã 4-0 Tondela
3' 1-0 Erivelton. Com um remate fortíssimo e à meia volta, Erivelton, marca um golo fantástico, ele que logo no primeiro minuto podia ter aberto o activo, após uma boa jogada de Traquina. O Sporting da Covilhã entrou com tudo. 
21' 2-0 Tatui. Uma jogada muito bem gizada por Traquina concluída por Tatui.
43' 3-0 Kizito. Mais uma belíssima jogada dos serranos,  entre Tatui e Kizito, concluída de forma exemplar.
54' 4-0 Kizito. Os mesmos protagonistas estiveram na origem do quarto golo da tarde.
Grande vitória dos serranos, numa tarde de bom futebol oferecido aos seus adeptos.

Apesar da interrupção que se vai registar nos campeonatos profissionais, o Sporting vai jogar em Guimarães no próximo domingo, para jogar com a equipa B do vitória, partida que ficou adiada da 7ª jornada.

Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"