sexta-feira, 26 de junho de 2009

Idosos em convívio primaveril

Uma romaria diferente à Sr.ª da Póvoa

Missa, arraial e lanche reforçado. Tudo com a bênção de Nossa Senhora da Póvoa. Foi assim a tarde de sábado, dia 20, num dos santuários mais conhecidos de Penamacor.
Os protagonistas da festa foram cerca de 600 idosos do concelho, que participaram no primeiro Convívio Primaveril de Idosos. A iniciativa da Câmara Municipal de Penamacor “surge de uma vontade expressa pelos nossos idosos de virem à Sr.ª da Póvoa”, refere Ilídia Cruchinho, vereadora da autarquia penamacorense. Algo difícil de cumprir no inverno, devido ao tempo instável.
Este encontro primaveril não implica o fim da reunião de Outubro, até porque esse é o mês do idoso.
Vindos do lar e centros de dia de todo o concelho, os convidados foram ocupando as sombras junto à igreja da Sr.ª da Póvoa, num dia em que o termómetro voltou a ultrapassar os 30 graus. A missa foi celebrada pelos padres Manuel Toscano e César Nascimento.
Depois houve animação, com o Rancho Folclórico de Pedrógão de S. Pedro e lanche partilhado.
A organização de convívios entre os idosos é uma das iniciativas promovidas pela autarquia, que tem ainda programas para apoio à compra de medicamentos e recuperação de habitações degradadas. Neste último a dificuldade passa pelo facto de algumas pessoas não terem possibilidade de financiar parte das obras, já que o apoio camarário é de 50 por cento.
“No entanto temos apoiado várias pessoas a nível de pequenas reparações”, garante a autarca.

Autor: José Furtado in jornal A Reconquista

terça-feira, 23 de junho de 2009

"O Fio da História"

"O Fio da História" continua a desenrolar-se. Nas duas primeiras jornadas mergulhamos fundo no nosso caminho de 800 anos; dia 4 de Julho estão anunciados temas mais chegados a este tempo. À boleia, a apresentação de um curioso livro futurista povoado de "Espíritos das Luzes".

sexta-feira, 19 de junho de 2009

No vale Nossa Senhora da Póvoa

Idosos em convívio sábado

O Santuário de Nossa Senhora da Póvoa recebe sábado, dia 20 de Junho, vai ser palco de um convívio de idosos do concelho de Penamacor.
Recorde-se que o evento esteve marcado para o dia 12 de Outubro de 2008, mas, o local de convívio teve de ser alterado por motivo das chuvas torrenciais que se abateram no concelho, tendo sido realizado no Pavilhão Polidesportivo de Penamacor, por oferecer melhores condições.
Mas, como o prometido é devido, a Câmara Municipal de Penamacor resolveu levar a efeito este ano, este convívio no recinto do Santuário de Nossa Senhora da Póvoa.
De acordo com o programa, às 15H00 haverá missa campal, seguindo-se um arraial popular, com a actuação do Rancho Folclórico do Pedrógão de São Pedro, terminando com um lanche reforçado.
In jornal A Reconquista

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Leitura recomendada


Estou neste momento a ler o livro “Cunha Leal, Deputado e Ministro da República – Um notável Rebelde”, da autoria de Luís Farinha (Investigador do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa).

Retrata a vida política de um nosso conterrâneo (já aqui referido), sem dúvida um dos mais prestigiados, que entre outros cargos que desempenhou foi Oficial do Exército, Deputado, Ministro das Finanças, Presidente do Conselho de Ministros e Reitor da Universidade de Coimbra, durante a I República. Foi um dos mais notáveis políticos do seu tempo, de grande coragem e visão, nunca temendo a defesa dos seus ideais.

Pena que nesta obra as referências a Pedrógão de São Pedro sejam escassas.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Feira Medieval de Penamacor



Considerada o ponto alto das comemorações da atribuição do foral, a feira medieval juntou cerca de 500 figurantes e foi o culminar de meses de trabalho.

Convívio Primaveril de Idosos - Câmara Municipal de Penamacor

(Imagem retirada daqui. Clicar para aumentar.)

Divulgação de Evento

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Resultados das Eleições Europeias 2009


O nosso caro conterrâneo e amigo José Luís C. Santo enviou-nos os resultados das eleições europeias da freguesia de Pedrógão de São Pedro, que aqui partilhamos.

Eleitores: 680

Votantes: 144

BE: 6

PCP / PEV: 7

PPD/PSD: 42

MPT: 0

PPM: 1

MEP: 1

PS: 61

CDS/PP: 13

PNR: 0

MMS: 1

PCTP/MRPP:1

POUS: 3

PH: 1

História ao vivo nas ruas da vila

O dia em que Penamacor recuou 800 anos

Considerada o ponto alto das comemorações da atribuição do foral, a feira medieval juntou cerca de 500 figurantes e foi o culminar de meses de trabalho.


No passado ajudou a afastar visitas indesejadas, mas agora é chamariz para muita gente. A zona histórica de Penamacor – a que os locais chamam Cimo de Vila – entrou na máquina do tempo e ofereceu aos visitantes uma feira medieval a preceito. As boas vindas foram dadas por cerca de meio milhar de figurantes, a maioria dos quais gente da terra. Depois de meses de preparação tinha chegado a hora de vestir os fatos e assumir os personagens da época.
Ilídia Cruchinho não foi excepção. A vereadora da Câmara Municipal de Penamacor integrou o cortejo como figurante, naquele que era desde o inicio o ponto alto das comemorações dos 800 anos da atribuição do foral de D. Sancho I a Penamacor.
A satisfação que demonstrou está relacionada não apenas com o que foi visível no último domingo, mas também com o que aconteceu nos meses anteriores. A feira, diz a autarca, “resulta de facto num cenário de envolvimento total”. Alunos, professores, auxiliares educativos, pais, funcionários da autarquia, associações e muitos outros ajudaram a pôr de pé a festa, que foi das primeiras horas da manhã ao fim do dia.
Sem essa participação as coisas seriam bem diferentes, acredita. “Caso não fosse assim é óbvio que nos restringíamos a meia dúzia de figurantes de fora e nós queremos efectivamente que haja uma participação muito directa das pessoas que vivem neste concelho”. A vereadora realça o envolvimento da Escola Ribeiro Sanches “que conseguiu envolver a comunidade escolar que está aqui e está de parabéns”.
A feira medieval começou com a Igreja Matriz cheia para uma missa dominical. Depois os figurantes rumaram até aos Paços do Concelho para uma primeira leitura do foral, antes da subida em cortejo até ao Cimo de Vila. Foi já à sombra da muralha e do pelourinho que se procedeu a nova leitura, acompanhada com danças e saltimbancos.
Para lá dos muros foram montadas as tendas, com gastronomia e artesanato. A feira atraiu muita gente, em especial os espanhóis, que se faziam notar entre os visitantes.
As comemorações dos 800 anos continuam até final do ano com os ciclos de conferências, a abertura do núcleo museológico da aldeia de Bemposta e a edição de livros sobre a história do concelho. A 19 de Setembro vai ser apresentado um concerto que está a ser preparado pela Academia de Música e Dança do Fundão “e que é especificamente sobre os 800 anos”, revela Ilídia Cruchinho. O trabalho envolve alunos de Penamacor, onde a academia tem um pólo de ensino de música.
Autor: José Furtado in jornal A Reconquista

Resultados Eleitorais no Distrito

O Partido Social Democrata é o grande vencedor das Eleições Europeias no distrito de Castelo Branco.
Os sociais-democratas alcançaram 32,8 por cento dos votos contra os 30,38 por cento do Partido Socialista.
O PS sofre uma descida de quase 20 por cento em relação às Europeias de 2004, em que alcançou os 51,28 por cento.
O PSD sobe ligeiramente, tendo alcançado em 2004 os 32,12 por cento, embora em coligação com o CDS-PP.
A terceira força política nesta Europeias é o Bloco de Esquerda, que alcança 9,86 por cento dos votos, triplicando a votação de há cinco anos.
A CDU também sobe, dos 4,96 por cento de 2004 para 7,32 por cento.
O CDS-PP alcança nesta eleições 7,07 por cento.
In jornal A Reconquista

sexta-feira, 5 de junho de 2009

SIM, É VIÁVEL!

O Concelho de Penamacor vive este ano um dos momentos mais altos da sua história recente: a comemoração dos 800 anos da atribuição do Foral pelo Rei D. Sancho I. E no passado Domingo com o cortejo e a feira medieval, foram envolvidas milhares de pessoas num intenso convívio pedagógico com a história.
Alexandre Herculano enalteceu os forais como padrões de liberdade popular. De facto, foi enorme e decisiva a importância de tais cartas de autonomia no ordenamento do território, na regulação dos direitos e deveres das notáveis e históricas vilas do nosso país. Os forais, representaram as traves mestras de uma nova articulação dos poderes, aliança entre o rei e as classes mais obreiras e produtivas, impondo limitações às classes mais privilegiadas, o clero e a nobreza. Constituíram, assim, a base de uma governação mais participada e democrática, tendo representado um grande progresso na altura, o que permitiu consolidar as estruturas administrativas enquanto país com objectivos e um destino comum.
Borges Coelho salientou que o foral, ao estabelecer um estatuto fiscal e jurídico, reforçou e consolidou a comunidade local. O Concelho não é criado pela carta de foral, antes é por ela reconhecido e validado, reforçando a personalidade jurídica a forma de organização da base social e económica já existente. Foi assim com Penamacor e com muitos outros forais com um sentido e estratégia de reforçar o povoamento e a defesa das terras, quer pela sua importância política e económica, quer pela sua relevância em termos de estratégia de defesa, especialmente na linha de fronteira.
O Concelho de Penamacor hoje, reduzido a pouco mais de seis mil habitantes, terá viabilidade? Não terá sido muito divulgado mas, nos gabinetes do poder central, começou a ser questionada a viabilidade dos pequenos concelhos do interior. Que têm poucos recursos e cada vez menos pessoas. Tais políticos ou jovens tecnocratas evidenciam uma mentalidade economicista, insensível à história e cultura, desenraizada das realidades regionais e locais do país real.
A evolução da população de um certo território tem causas muito diversas originadas no próprio território e, até, muito longe, quer radicadas nas políticas do poder central (ou na ausência delas), quer da evolução do mundo (a Europa no pós 2ª guerra mundial).
O que eram os nossos territórios do interior há seis ou sete décadas? O Concelho de Penamacor tinha o triplo da população em ambiente rural fechado, com miséria nos campos e nas aldeias, sem infra estruturas nem qualidade de vida. Dado que a taxa de mortalidade infantil nos primeiros anos de vida atingia os 50%, era um mal necessário gerar muitos filhos e lançá-los nas difíceis condições de sobrevivência. Assim, a atracção da Europa carente de mão-de-obra para a reconstrução do pós-guerra e a miséria dos campos, foram as duas faces da moeda da emigração explosiva nos anos cinquenta e sessenta do século passado.
A diminuição do número de pessoas pode contribuir para um melhor ordenamento do território e mais dignas condições de vida desde que não atinja valores tão baixos que represente desertificação e a morte social das nossas terras. É, de facto um risco que tem de interpelar e ser combatido pelo país como um todo.
Nas últimas décadas, quer pela menor pressão da população, quer pelas obras de infra estruturas e evolução positiva dos apoios na saúde e na rede escolar, salientando-se ainda a animação produtiva e cultural da parte das autarquias, operou-se uma profunda melhoria das condições de vida. E Penamacor é exemplo dessa transformação profunda e de um espírito aberto de participação e celebração da história.
Quando as Instituições colaboram entre si e se mobilizam centenas de participantes no Cortejo histórico, é toda a Comunidade que sai reforçada. A autarquia, a comunidade escolar e as colectividades responderam, afirmando que o concelho é viável. Quando jovens, homens e mulheres dão as mãos e colaboram pondo de pé um evento tão grandioso e com entusiasmo, sim, o concelho é viável. Quando nos jogos florais agora realizados, se registou uma participação relevante, é a juventude que responde: sim, o concelho é viável! Quando a várias dezenas de Colectividades desportivas, recreativas e culturais e assistenciais se assumem como bandeiras de valorização das pessoas e dos nossos produtos, ligando os residentes com os muitos milhares de naturais que fazem a sua vida fora do concelho, afirmam: sim, o concelho é viável! Os decisores políticos que tenham ouvidos, que ouçam! Que venham ver e entender com os seus próprios olhos.

Escola promove ‘marcha do coração’

No dia 23 de Maio, realizou-se pela 1.ª vez “A Marcha pelo Coração” na aldeia de Pedrógão de S. Pedro do concelho de Penamacor.
Este evento foi uma iniciativa da professora e alunos da EB1 de Pedrógão de S. Pedro, do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, em colaboração com os encarregados de educação. Pela primeira vez a aldeia de Pedrógão viveu um dia diferente marchando pelo bem do “Coração”.
A Junta de Freguesia para além de ter apoiado esta iniciativa, ofereceu t-shirt, bonés e o lanche a todos os participantes.
O percurso foi estudado ao pormenor com a ajuda dos pais. Assim, durante cerca de uma hora e meia, mais de meia centena de marchantes caminharam pela aldeia e arredores, podendo neste percurso beneficiar de ar puro e ainda observar a beleza das fontes romanas, Fonte da Prata e Fonte do Sabarnel.
Terminado o percurso e já no pátio da escola, os pais preparam o lanche reconfortante com sandes, águas, sumos e muita fruta. Esta pequena pausa serviu para recompor forças e poderem ainda continuara a participar nas actividades programadas.
Fizeram-se jogos tradicionais, envolvendo pais e filhos e por fim os alunos cantaram e fizeram uma coreografia munidos de uma mascote: o "Coração Marchante".
Foi na verdade uma manhã de sábado muito agradável que decorreu num ambiente de muita harmonia e bem-estar.
In jornal A Reconquista

terça-feira, 2 de junho de 2009

Meia centena de bombeiros no combate a chamas em Penamacor

Cerca de 75 bombeiros combatem, desde as 13 horas de hoje (1 de Junho), um incêndio em zona de pinhal na localidade de Águas, concelho de Penamacor, distrito de Castelo Branco, anunciou a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC). Hora e meia depois do início do incêndio foi pedida a colaboração de um helicóptero bombardeiro pesado Kamov, de acordo com a mesma fonte, que indica que as chamas ainda não estão circunscritas.
No local encontram-se 64 bombeiros voluntários e dez elementos da Força Especial de Bombeiros.

In Jornal do Fundão

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Lince incerto na Serra da Malcata


A reintrodução do lince na Serra da Malcata é ainda uma incógnita, apesar de nos próximos meses estar prevista a chegada a Portugal de alguns destes animais, provenientes do parque de Doñana, em Espanha. O destino inicial é o Algarve, onde o ministro do Ambiente inaugurou na passada semana o Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico.