quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Mais um pouco do nosso património.

Como já aqui referimos anteriormente, Francisco Pinto da Cunha Leal foi um ilustre filho da nossa terra que relevantes serviços prestou ao País.
É recordado com uma rua “baptizada” com o seu nome, a Rua Eng. Cunha Leal, que vai do “largo da igreja” até “praça do Marrocos” (Praça 25 de Abril). É nessa mesma rua que, de acordo com o que nos é dito pelo nosso conterrâneo Hélder Henriques no livro “Pedrógão de S. Pedro – História, Tradição e Arte” (pág. 105), se encontra a casa (bastante degradada) onde nasceu este estadista e cujas imagens aqui deixamos.

Placa toponímica da rua.

Vista lateral da casa.


Vista em pormenor da janela em estilo "neo-manuelino".
Fachada frontal da casa.
Também na mesma rua, podemos encontrar a casa onde se pode ver uma marca de origem templária. De acordo com o mesmo autor e na mesma obra (pág. 46), este facto poderá remeter as origens da nossa terra para o período medieval (entre o séc. XII e XV).


Esta hipótese de as origens da nossa terra se encontrarem no período medieval é também suportada pela existência deste lagar medieval, junto à zona conhecida como “portal dos carros”. Já anteriormente aqui nos tínhamos referido erradamente a este pedaço do nosso património como um “bebedouro escavado na rocha”. Felizmente, o nosso atento leitor de Idanha-A-Velha, o Joaquim Baptista, alertou-nos para a verdadeira origem do mesmo.

Sem comentários: